Para definir que tinta usar, primeiro deve-se levar em consideração a superfície. Pode ser um Metal Ferroso (Ex. Aço Carbono), Metal Não Ferroso (Ex. Galvanizado) ou Plástico (Ex. ABS, Policarbonato, Acrílico, etc..).


Em seguida quanto tempo deseja que a pintura dure ou resista. Cada tinta tem sua característica, ou seja:

 

  • Esmalte Sintético - Tinta de formulação simples e de fácil aplicação. Com custo mais acessível permite a qualquer consumidor final ou pintor utilizar sem maiores conhecimentos ou cuidados. Utilizada mais como tinta decorativa, pois não possui em sua composição matérias primas de alta resistência a luz solar, produtos químicos ou resistência a risco ou abrasão.
     
  • Esmalte Epoxi - Tinta a ser utilizada com a finalidade de proteger o substrato pintado contra risco ou abrasão devido a sua alta dureza. Também reúne em sua formulação uma característica excelente de resistência a produtos químicos e ambientes onde a atmosfera é mais agressiva devido à exposição de produtos nocivos em substratos metálicos. Já não resite a exposição de luz solar, por isso aconselha-se utilizar o epóxi em ambientes externos como fundo (Primer Epoxi) e em seguida a aplicação de um acabamento Poliuretano (Acabamento de alta resistência a luz solar).
     
  • Esmalte Poliuretano - Tinta a ser utilizada como Acabamento Final devido a sua alta resistência a luz solar (Raios UV). Não tem resistência a risco ou a exposição de produtos químicos.
     
  • Primer de Aderência - Tinta de Fundo que tem a característica de tornar a superfície antes sem aderência em uma superfície preparada para receber um acabamento não permitindo que a tinta solte da superfície aplicada. Este acabamento pode ser um Esmalte Epoxi se for o caso de resistência a abrasão e/ou químico (ambientes internos ou cobertos) ou Esmalte Poliuretano se for o caso de resistência a luz solar ou ambientes externos.

 


Para exemplificar:


1- Para pintar uma grade residencial:

  • Esmalte Sintético: Tempo curto de vida da pintura;
  • Primer Poliuretano e Acabamento Poliuretano: Tempo médio de vida da pintura;
  • Primer Epoxi e Acabamento Poliuretano: Vida da pintura prolongada.


2- Para pintar um piso de concreto:

  • Epoxi: Para piso de concreto coberto - Alta resistência a risco e/ou abrasão
  • Poliuretano: No caso da pintura externa. Lembrando-se que o tempo de vida dependerá de quanto atrito sofrer o piso. Tem-se uma ótima resistência a Luz Solar (não perde a cor), porém não tem resistência a abrasão e a produtos químicos que o Epoxi oferece


3- Quando se trata de pintar uma superfície plástica deve-se ter a informação correta de qual é a composição do plástico, pois dependendo do tipo deverá ser utilizado uma tinta correta ou as vezes até mesmo a utilização de um promotor de aderência, caso contrário a tinta poderá se desprender da peça.

 


Nota: Para comprar uma tinta é necessário ter as informações do substrato, do tipo de exposição que a superfície sofrerá e determinar uma relação custo X benefício em se tratando de quanto tempo deseja que a aparência fique com o aspecto de nova. Há tintas que podem assegurar durabilidade superior a 5 anos, outras, mais em conta, não se pode esperar mais do que 6 meses para notar a degradação em função da exposição ou atrito.


O que você quer Pintar?


          

Nome:
E-mail:
Telefone:
Diga-nos o que quer pintar:
 



Qual
TINTA usar?
  Sobre a
COVERTI
Qual Tinta Usar? Sobre a Coverti
 
CONSULTORIA
para Tintas Industriais
e Manutenção

 

 

Diferenciais - Coverti

Video - Tintas Especiais - Coverti

 

Você está em
Coverti » Qual Tinta Usar
CADASTRE-SE NO MUNDO COVERTI

Coverti - Empresa certificada - ISO 9001

Atendimento ao Cliente: (19) 3803-1010

Rua Indalécio Rodrigues, 252/272, Chácaras Reunidas Anhanguera - Sumaré/SP - ver mapa

COVERTI® 2011 - 2014 - Desenvolvido por Dinamicsite
Coverti - 25 Anos

PABX:19 3803-1010 /3387-7221 / 19 3388-0559 / 19 99473-8764